15 julho 2014

Alba - Enderson Rafael



Sinopse:

Fred sofreu uma grande perda familiar e, desesperado, toma a decisão de se suicidar. Influenciado pelo gosto de seu falecido pai por whisky, e de sua falecida mãe por tartã, descobre na televisão que a morte na neve é quase indolor, vende o que tem, larga o apagado emprego em São Paulo e parte para sua última viagem, para acabar com o próprio sofrimento nas Highlands escocesas. Mas se apaixonar pela portuguesa Filipa ao chegar lá não estava nos seus planos.


Em Alba conhecemos a história do paulista Frederico que viaja para a Escócia para se suicidar. Ele escolhe o lugar por acreditar que passará despercebido e pelo clima invernal, sua ideia é subir o Monte Ben Nevis e morrer de hipotermia. Só que de todas as cidades que poderia ter escolhido, ele acaba numa onde a garçonete do restaurante em frente ao seu hotel fala a sua língua. Filipa é uma linda ruiva portuguesa que fica encantada ao encontrar o brasileiro e por obra do destino, ou não, eles vivem se esbarrando.

O Fred é muito cabeça dura e, mesmo estando diante do possível amor da sua vida, continua com a ideia fixa de acabar com sua existência. Como seu envolvimento com a portuguesa ameaça seus planos, ele decide partir de Inverness rumo a Edimburgo, abandonando a garota e o romance que iniciam. Na capital, Fred conhece a mineira Cindy. A partir daí começam as melhores passagens desta leitura em minha opinião. Cindy é guia turística e nos apresenta os pontos turísticos da cidade, a cultura escocesa e curiosidades a respeito de J. K. Rowling e as filmagens de Harry Potter. Eu simplesmente amei conhecer um pouco da Escócia, o autor nos leva a conhecer detalhes sobre o Whisky, a cidade na época medieval e os mistérios e encantos do Lago Ness.

Eu sou fã de carteirinha do Ende e acompanho seu trabalho desde o lançamento do seu primeiro romance Todas as Estrelas do Céu. Sempre indico suas obras, pois ele tem o dom raro de apresentar personagens tão diferentes e tão cheios de personalidade que quase saltam das páginas. Suas histórias tem conteúdo e enriquecem o leitor. E Alba não foge a regra.

A narrativa é em primeira pessoa e ao longo da história me via mergulhada em profundas reflexões junto com o personagem. O livro tem apenas dois pontos que não me agradaram e te aconselho a parar por aqui se você não deseja ler um pequeno spoiler.



A Cindy é carismática, divertida, desenvolta e como toda amiga valiosa, está dedicada a dissuadir Fred de sua decisão. Este é o primeiro ponto: gostei muito dela, mas sua segunda profissão me surpreendeu e detalhes sobre a indústria em que ela atua não me atraíram. O segundo ponto é que eu esperava que o Fred desistisse de seu plano logo e que não fosse tão estúpido e cego até o fim. Isso me irritou e me fez querer entrar no livro e dar um choque de realidade nele. Gostei muito do personagem, mas o achei um tanto melodramático. 

A leitura no todo me agradou e não poderia deixar de expressar minha opinião sincera. Se você leu o post até aqui, espero que tenha gostado e que este pequeno spoiler não te desencoraje a ler este livro. Ele vale à pena! 







2 comentários:

  1. Não tive uma experiência muito boa com personagens suicidas. Eles são muito dramáticos e eu nunca vejo em seus motivos, que são geralmente frívolos, peso suficiente para levar uma pessoa ao suicídio. eu gosto bastante desses livros que, além de entreter, informa seu leitor.

    Até mais!
    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto muito desse tipo de drama. :/
      Mas as passagens do livro sobre a Escócia e sua cultura, em minha opinião, são maravilhosas.
      Bj!

      Excluir