01 maio 2016

1º de Maio - Dia da Literatura Brasileira


      Hoje comemoramos o Dia da Literatura Nacional em homenagem ao escritor José de Alencar. Este importante ícone da literatura nasceu em 1 de maio de 1829, e ficou conhecido por ser o primeiro escritor brasileiro a retratar o seu país com os personagens típicos do Brasil. Nas páginas de seus romances José de Alencar relata mitos, lendas e tradições observados por ele mesmo com o intuito de abrasileirar seus textos.

      José Martiniano de Alencar foi jornalista, advogado, político, cronista e dramaturgo. O pioneiro da literatura nacionalista abriu caminho para outros sertanistas retratarem o Brasil como realmente era, apesar da influência européia predominante na época.  

    
      Em 12 de dezembro de 1877, José de Alencar morreu aos 48 anos no Rio de Janeiro vítima da tuberculose. Deixou seis filhos, sendo um deles Mário de Alencar, que seguiria a carreira de letras do pai. 

      Anos depois de sua morte, foi reconhecido pelo fundador da Academia Brasileira de Letras e proclamado “chefe da literatura nacional”. Ao fundar a ABL em 1897, Machado de Assis escolheu José de Alencar para patrono da Cadeira nº 23. A data primeiro de Maio, que ainda não era o Dia do Trabalho, foi usada para marcar o Dia da Literatura Brasileira.

       Monumento à José de Alencar no Rio de Janeiro:


      Algumas de suas obras:



Fontes:


0 comentários:

Postar um comentário